sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Postado por Eder - Blog Variar | 1 comentários

Os Benefícios dos VideoGames

Desenvolvem a perícia física, a capacidade visual e até ajudam a perder peso, dizem os especialistas.


Os supostos benefícios dos videogames, na melhoria da coordenação motora e apuro visual, têm sido objecto de vários estudos, com algumas conclusões curiosas.

Recentemente, uma revista médica publicou os resultados de uma pesquisa que incidiu, precisamente, nesta forma de entretenimento. O objectivo? Descobrir se podem, de facto, desenvolver a "perícia humana".

O estudo incidiu na profissão de cirurgião, tendo sido realizados vários testes com vista a apurar se aqueles que têm por hábito jogar são mais hábeis no desempenho de múltiplas tarefas. Aconclusão foi positiva, surpreendendo os especialistas na matéria: menos 37 por cento de erros em testes de perícia, relativamente aos médicos que não jogam.



Um estudo anterior, também recente, concluiu que jogar pelo menos uma hora por dia constitui um excelente treino para o cérebro, permitindo, a longo prazo, interpretar e reagir com maior eficácia aos sinais visuais. Entenda-se, melhores reflexos...

Os jogos de acção mais complexos, que exigem maior concentração e habilidade, surgem naturalmente como os mais aptos para desenvolver a capacidade.
A pesquisa, efectuada pela Universidade de Rochester (EUA), conclui que jogar com alguma frequência este tipo de jogos pode melhorar a aptidão visual em cerca de 20 por cento.

Mas as alegadas vantagens não se ficam por aqui. Um outro estudo, conduzido pela Universidade de Liverpool, atribui aos videojogos capacidade para perder peso.
A pesquisa faz referência à Nintendo Wii e à “boa forma física” que devem ter os jogadores da consola... e apresenta dados curiosos: jogar 12 horas por semana pode queimar 1830 calorias! 40 por cento mais que em plataformas tradicionais, conclui.

A Wii, refira-se, possui um sistema de controlo não convencional, baseado no reconhecimento cinético da pad.
Face a tal exercício de braços, são óbvios os benefícios à saúde. 


Um comentário:

  1. Além disso 10 minutos no Wii Fit são necessários para melhora imediata de equilíbrio e agilidade!

    O Brasil foi o primeio país a profissionalizar a utilização dos games na reabilitação!

    Mais sobrer jogos saudáveis no Brasil:

    www.virtualsaude.blogspot.com

    www.fisiogames.com.br

    Parabens!
    otima matéria!

    ResponderExcluir