sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Postado por Eder - Blog Variar | 18 comentários

As Cotas do Preconceito

               A hostilidade contra o aluno cotista não está relacionada apenas ao preconceito racial. Ela se deve também a polêmica que envolve a questão das cotas raciais nas universidades publicas. Tal polêmica tem rendido debates acirrados entre os que são a favor e aqueles que são contrários às cotas raciais. O senso sobre a questão levou à exclusão do dispositivo de cotas do texto do Estatuto da Igualdade Racial para que o mesmo fosse aprovado, em junho deste ano, depois de sete anos de tramitação.

                Autor do livro “Uma gota de sangue”, em que analisa a formação histórica do pensamento racial no Brasil, o sociólogo Demétrio Magnoli acredita que a hostilidade contra os alunos cotistas é um resultado de um “sentimento de injustiça” que o sistema de cotas produz ao conceder privilégio com base na cor da pele. Para ele, as cotas vão de encontro a idéia preconizada pela Constituição Brasileira de que todos são iguais perante a lei.  “Espero que o Supremo (Tribunal Federal – STF) restaure a vigência da constituição”, diz.
                Para o sociólogo, as cotas sociais são menos problemáticas porque possibilitam uma diferenciação dos indivíduos de forma mais objetiva. Por isso, diz, bolsas de estudo e isenções de taxas para alunos pobres são aceitas pela sociedade. “Jovens vindo da mesma classe social não podem ser diferenciados pela cor da pele”, defende.

                Em julho do ano passado, o Partido dos democratas (DEM) entrou com ação no STF pedindo a suspensão do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília. O partido acredita que, alem de inconstitucional, as cotas reforçam o preconceito racial. A ação, que ainda  não foi julgada, é vista como decisiva para o futuro das cotas, uma vez que uma decisão contraria às cotas raciais abrirá precedentes para outras decisões semelhantes.

                Cerca de 80 universidades públicas do País possuem algum tipo de sistema diferenciado para alunos negros ou afrodescendentes. Além disso, as cotas raciais se tornaram instrumento da política de inclusão social do Governo Federal. Depois das eleições deste ano, o projeto de lei 73/99 que prevê as cotas raciais e sociais como ferramenta de ingresso de alunos em universidades públicas, em trâmite há dez anos no Congresso, deve voltar a pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Para o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), somente as cotas sociais têm chances de serem aprovadas. Contrário as cotas raciais, para o senador, não se pode negar a injustiça que os negros vêm sofrendo ao longo da história, mas o racismo não se combate com cotas.

                Contrária às cotas raciais, a procuradora do Distrito Federal, Roberta Kaufmann, acredita que o preconceito contra os alunos cotistas é o resultado de uma política que não se sustenta do ponto de vista objetivo. “Em vez de dizer que a diferenciação pela cor da pele é uma besteira, o Estado a legitima e acirra a tensão social”, diz.

18 comentários:

  1. primero essa ideia d q os negros era soh scravos eh uma falsa ideologia, existiam negros burgeses, e ums ateh gostavam d ser escravos. e segundo essas cotas soh aumenta o odio dos brancos em relaçao ao negro o q aumentaria o preconceito

    ResponderExcluir
  2. existem bancros e negros ricos e pobres, pq beneficiar só os negros? >_> se fosse uma pessoa com deficiência daí tudo bem, mas isso..

    ResponderExcluir
  3. "e segundo essas cotas soh aumenta o odio dos brancos em relaçao ao negro"

    kkkkkkkkkkkkkk
    ta bom, seja branco e more na bahia, aqui, sou crucificado, querem me assaltar pq achamq eu eu sou gringo, pq acham que eu tenho dinheiro e tals.
    negro é mais preconceituoso do que branco.

    ResponderExcluir
  4. Nenhum comentário consciente... Todos nós temos nossos pré-conceitos, embora que não sejam raciais ou econômico, o preconceito se manifesta de diversas outras formas,e está tão arraigado a nós que nem percebemos. A solução do problema não está em criar cotas, essa é uma medida que só desequilibra a sociedade, a solução encontra-se em promover condições iguais de acesso ao conhecimento para brancos e negros, para que assim possam competir em sistema de igualdade. ALINE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  5. Legal um monte de branco,falando sobre o que e ser negro so o negro sabe disso, o negro precisa de inclusão sim, assim como os brancos, negros indios e marginalizados que estão na base da sociedade.
    Hoje existem negros negros burgueses nossa 1 pra 1000? a oportunidade deve ser dada se nao aporveitada escolha pessoal

    ResponderExcluir
  6. É isso Diego...e.u como branco que sou, me nego a opinar, gostaria de ouvir ou ler a opinião de negros, se eles se sentem menosprezados e etc., pra mim, branco que usa esse tipo de argumento ta se lixando pra situação dos outros, simplesmente tem medo de perder sua vaga

    ResponderExcluir
  7. Bom eu sou negra e sou contra alguns tipos de cotas.
    mesmo sendo negra não sou beneficiada com as cotas,penso que as cotas deveriam ser para pessoas mais pobres independentes da etnia social e para deficientes.
    mais como o diego disse só sendo negro para saber o q um negro passa, mesmo morando na bahia um dos estados mais negros do brasil sofro preconceito principalmente na federal que acham q entrei por cota só pq sou negra...
    bomm
    é
    isso acho que cada um tem uma visão diferente do assunto e antes de falar tem q parar e analisar o q está falando p não falar merda.

    ResponderExcluir
  8. As cotas na verdade devem ser sim oferecidas mas não só aos negros mas para os alunos de escolas publicas, porque hoje pobre é pobre e não negro ou branco ou indio ou asiatico, precisamos dar condições iguais para que os alunos abastados de escola particular que podem pagar um bom cursinho não fiquem com as vagas das universidades publicas e aqueles que não podem tenham que vender um rim e meio figado para cursar a universidade.

    ResponderExcluir
  9. Obviamente que cotas reforçam o preconceito.
    Tenho MUITOS amigos negros que não gostam de ser chamados de burros pelas cotas.
    São negros, moram em bairros ruins, estudaram em escola pública. Um deles está se formando em sociologia, o outro fala 7 línguas, incluindo alemão e finlandês.
    Esforço, dedicação e inteligência.
    Negros não precisam de tratamento especial, ser negro não te deixa incapaz de entrar numa faculdade pelo seu próprio mérito. Absurdo.

    ResponderExcluir
  10. O que ninguem percebe é que o ato de cota não tem nada a ver com raça e sim compolitica social,as cotas raciais entraram junto com as cotas socias como uma medida paleativa para a deficiencia no ensino basico e médio das escolas públicas. Sendo assim o governo não precisa nem ensinar na escola basica nem no ensino médio q automaticamente o aluno vai entrar em uma Universidade. E qual será o proximo passo?? cagar com o ensino superior público ( o que ja vem sendo feito).
    Digo que as cotas racias são sociais por que partindo do principio de inclusão pensa-se" o aluno negro teve um ensino ruim(público) por que o pai não teve condições de pagar escolas particulares por isso não consegue entar na unverisdade" ~se não pensar dessa maneira terá de incluir os negros com poder aquisito e que tiveram bom ensino....qual a desculpa para a cota deles???
    entendem como as cotas são racismo puro,o negro não é nem mais nem menos inteligente que um branco que estudou em escolas publicas....mas com as cotas fica claro que o governo pensa o contrario.

    ResponderExcluir
  11. em uma universidade tem que entrar pessoas inteligentes, independente de cor ,religião, nível social ou outra coisa.

    ResponderExcluir
  12. Universidade não é para negros nem brancos, nem indios, nem orientais, nem nada! É para Cérebros! As cotas só baixam o nivel das universidades. E o preto rico? E o Branco pobre? A escravidão já terminou tem mais de 1 século. Os negros de hoje já tem condiçoes de chegar à um nivel social muito maior do que muito branco por aí. As cotas não deveriam existir nem para pobres! O que tem que ser melhorado são as escolas publicas, para dar chance dos alunos fazerem o vestibular e/ou enem e entrar na universidade pela porta da frente! Assim beneficiaria todos! Seja Preto, seja branco, seja pobre, com a melhoria das escolas publicas, eles teriam condições de entrar numa faculdade. Alunos cotistas tem notas abaixo da média, atrazam as matérias, tem indice de reprovação maior que a média. Resultado, depois que formam, o mercado fica saturado com péssimos profissionais! Eu acho que deveria até diminuir o numero de vagas, d cursos e de universidades no país! Menos cursos superiores e mais cursos técnicos! Estes sim são mais adequados à maioria dos Brasileiros. Pois não nescessitam de capacidade intelectual do nivel universitário, são mais rápidos, tem mais chances de emprego, e preenchem as vagas de emprego oferecidas pelo mercado.

    ResponderExcluir
  13. Isso é um absurdo para ganhar votos, exceto pelo sul do Brasil este país é majoritariamente formado por pessoas NEGRAS. Estão dando cotas para a "minoria excluída" que na verdade é a maioria.
    É um absurdo isso, o negro pode andar com uma camisa escrita "Orgulho Negro" já o branco se andar com uma camisa escrito "Sou Branco", apenas ressaltando um fato, é preso e deve responder processo.
    Lembrem-se, no Brasil existe a minoria BRANCA, não a minoria negra.

    ResponderExcluir
  14. No futuro as pessoas reservarão o direito de negar o atendimento, por exemplo, de um médico negro, pois este supostamente entrou na faculdade com cotas e conseguiu seu emprego também com cotas, não com sua capacidade intelectual ou técnica.
    E SIM, existem cotas em empresas e serviços públicos, não apenas em faculdades.

    ResponderExcluir
  15. E muito engraçado ter estas opinioes, ja sou formado , filho de pobre, onde meus pais moram em uma casa de pau a pique no interior pobre de minas, estudei a luz de vela, passei na federal estudei , me esforcei, perdi meu emprego recentemente pois tive q ajudar minha familia no interior de minas, de fato , pode ate paracer engraçado sou bco, de olho claro, descedente de pobre, moro em sampa , mais infelizmente tive q optar em escolher ou ajudar a familia( que tanto necessita) ou fazer a pós, baseado no meu principio , optei pela primeira. Hj estou trabalhando em serviço braçais. Ganho pra sobreviver , e nem tenho dinheiro pra ta fazendo concuros ou tentando me aprimorar na minha area. Não tenho direito a desconto, e mto menos tempo pra estudar. O governo me taxa de bco, com caracteristica europeia , mais sou brasileiro , de vida nordestina e suada de africano e nao posso usufruir o q de nosso pais tem pra oferecer. Não sou negro, mais na essencia sou escravo de um sistema , q dificilmente vai me propor situações igualitária aos meus semelhantes. so pelo fato de ter olho claro , e ser bco! afinal o governo deve achar q sou rico . Maltido dia que minha mae foi pular o muro!

    ResponderExcluir
  16. Sou aluna, e mesmo tendo passado a maior parte em escola particular,sou afavor das cotas para quem é aluno de escola pública, e isso indempende da cor. Poís, para acabar com as cotas de alunos que ingreçam em escola pública, teriam que fazer um reajuste na educação, que é inferior comparadas com as de escolas privadas.Mas, sou contra as cotas que são dadas só pela cor. Isso só aumentaria o preconceito, e a diferença. O preconceito exite sim, não tem como negar.Mas a solução não estaria em minimizar as dificuladades alheia, e sim em provar que os negros tem a mesma capacidade que os brancos em passar em um vestibular.

    ResponderExcluir
  17. E MUITO DIFICIL EU SOFRO COM ISSO ATE HOJE NINGUEM FALA COMIGO POR QUE NAO TENHO MAOS MAS SOU UMA PESSOAL QUE ACREDITO QUE POSSO FAZER TUDO QUE VOCES NORMAIS PODEM FAZER VC QUE SOFRE DE ALGUN TIPO DE PRECONCEITO NAO SE DEIXE LEVAR PELAS PESSOAS

    ResponderExcluir