segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Postado por Eder - Blog Variar | 1 comentários

O Nascimento do Cachorro

     Se você não souber a data exata do acasalamento, não se preocupe se sua cadela atrasar alguns dias além dos 63 dias previstos para o parto, desde que ela esteja se alimentando bem e se encontre em um bom estado de saúde, sem secreções de cor saindo da vulva, e não tenha sido observada nenhuma contração, além de seus movimentos normais. 

     Entretanto, se alguma dessas regras for quebrada e os filhotes não surgirem dentro de 2 horas, consulte o veterinário imediatamente. Quando o nascimento é iminente, a fêmea fica tensa e ofegante, pode parar de se alimentar e começar a preparar um ninho, lugar para os filhotes nascerem. Isso significa que, às vezes, dará voltas tentando encontrar um lugar bem diferente daquele que você planejou, baterá com as patas no cesto onde dorme, afastando cobertas em sinal de irritação, dará muitas voltas em círculo antes de se deitar, para depois levantar-se outra vez. 

     Este estado pré-parto geralmente dura cerca de 12 horas, podendo ser mais breve ou continuar por um dia ou dois, às vezes com períodos de comportamento normal. Se não houver contração ou secreção de cor saindo da vulva, o animal está bem e tudo está sob controle.

     O parto propriamente dito se dá quando ocorre a primeira contração ou uma secreção de cor verde garrafa sai da vagina. Conte a partir desse momento. Dentro de uma hora o primeiro filhote deve nascer. Uma bolsa de água aparece primeiro, sendo rompida pelas lambidas da mãe. Então segue o filhote, envolvido parcial ou completamente pela membrana da bolsa. Os filhotes, com frequência, nascem pelos pés; este não é um parto de nádegas, portanto não há com que se preocupar.

     Tendo nascido, o filhote permanece ligado pelo cordão umbilical até que a mãe o corte com os dentes. Se isso não ocorrer ou se a face do filhote estiver coberta por uma membrana, você poderá ajudar. Retire a membrana das narinas e da face e corte o cordão umbilical. Não use tesouras. Rompa o cordão com os dedos de suas duas mãos, deixando cerca de 4 cm a partir do umbigo. Devolva o filhote à mãe sem demora.

     Entre o nascimento de cada filhote, a fêmea poderá descansar por minutos ou horas. Os intervalos tendem a diminuir na proporção que o parto prossegue, podendo ser irregulares.


Via Cachorroideal

Um comentário: