sábado, 28 de agosto de 2010

Postado por Eder - Blog Variar | 0 comentários

Curiosidades - Porque os cães sempre tem fome?



Esta é a típica pergunta que todo proprietário de um cão já se fez algum dia. “Eu alimento bem meu cãozinho e até sirvo mais do que está escrito na embalagem da ração. Então, por que ele continua com essa cara de morto de fome?”
Ao que parece, a resposta se encontra nas próprias origens do cão. Como sabemos, o cachorro descende do lobo, e os lobos caçam para obter seu alimento, assim como os cães selvagens. Mas nem sempre as caçadas do lobo são bem-sucedidas, e em geral, ele pode passar 4 ou 5 dias sem comer até que capture uma presa para saciar sua fome.

Este mesmo instinto de sobrevivência está presente nos cães domésticos. É como se uma vozinha em seu interior dissesse: “Trate de comer o máximo possível! Porque amanhã não sabemos se haverá comida ou não”.

Com efeito, nossos cães desenvolveram uma tática muito eficaz chamada “chantagem”. Eles ficam nos olhando com aquela carinha de dar pena, como se dissessem: “O que você me serviu não foi suficiente, será que não pode me dar mais? Ficaria muito agradecido se você fosse legal comigo e me desse um pouco dessa coisa gostosa que você está comendo”.

No entanto, é muito importante lembrar que toda esta chantagem obedece a um instinto. Ele tem permitido a sobrevivência da espécie por milhares de anos, mas não significa que o animal esteja mal alimentado.

Talvez você ache que os dois quilos a mais do seu cão não sejam um problema. Mas na verdade, um quilo a mais em um cão seria equivalente a 7 quilos em um ser humano; portanto, os dois quilos extras do seu cão equivalem a 14 quilos de excesso de peso, gerando impacto sobre suas articulações, fígado, coração, metabolismo e uma infinidade de problemas que poderiam reduzir significativamente a qualidade de vida do nosso melhor amigo.

Por isso, é importante dar a seu cachorro um alimento completo e balanceado e seguir cuidadosamente as instruções da embalagem sobre a quantidade de que seu cão necessita. Além disso, se quiser que ele se sinta mais saciado, você poderá misturar o alimento seco com uma variedade de sachês e latas disponíveis no mercado. Como o cão percebe que o alimento está mais úmido, a sensação de saciedade será maior e você perceberá que seu cão está mais satisfeito e feliz.

Fonte: Cachorro Ideal

0 comentários: